quinta-feira, 18 de maio de 2017

4º ciclo da EJA Fundamental / 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

.

1º PERÍODO:

TEXTOS:

TEXTO (T1.01) - ARTES E SUAS LINGUAGENS: 


TEXTO (T1.02) - HISTÓRIA DA ARTE: 

VÍDEO SUGERIDO: 
HISTÓRIA DA ARTE - POR DOUGLAS TUFANO


.
TEXTO (T1.03) - TIPOLOGIA: 



TEXTO (T1.04) - TRIDIMENSIONALIDADE: 


TEXTO (T1.05) - ESCULTURA: 


TEXTO (T1.06) - ARQUITETURA: 


..
ATIVIDADES:

ATIVIDADE (A1.01) - TIPOLOGIA - LETRAS TIPO BASTÃO:





ATIVIDADE (A1.02) - TIPOLOGIA - LETRAS DECORATIVAS:

No caderno de Artes, crie um desenho para seu nome usando letras decorativas.

ATIVIDADE (A1.03) - TIPOLOGIA - PALAVRAS DESENHADAS:

No caderno de Artes, faça o desenho três palavras  com letras decorativas, a representação do desenho deve lembrar o significado da palavra.

ATIVIDADE (A1.04) - TRIDIMENSIONALIDADE - POLIEDROS DECORADOS:



ATIVIDADE (A1.05) - TRIDIMENSIONALIDADE - PAPER TOY DECORADO:
.

ATIVIDADE (A1.06) - TRIDIMENSIONALIDADE - ESCULTURA COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS:

Criar um objeto tridimensional usando materiais reutilizáveis (papéis, garrafas, embalagens diversas, etc). Entregar ao professor até a data combinada para que sua obra faça parte de uma exposição na escola.

ATIVIDADE (A1.07) - ARQUITETURA - PLANTA BAIXA:

No caderno de Artes, faça o desenho representando a planta baixa de sua casa. Use a escala de 1 cm para cada metro representado. Não esqueça de representar as janelas e portas no projeto. Descreva também os cômodos representados. Exemplo: Sala, quarto, cozinha.


ATIVIDADE (PONTOS EXTRAS) - ARQUITETURA - MAQUETE DE ESTILO ARQUITETÔNICO:

Criar uma maquete que represente uma construção característica de um estilo arquitetônico estudo em sala de aula. Entregar ao professor até a data combinada para que sua obra faça parte de uma exposição na escola.


2º PERÍODO:

TEXTOS:

TEXTO (T2.01) - DESIGN E SIMBOLOS: 


.
TEXTO (T2.02) - IDENTIDADE VISUAL:
.
TEXTO (T2.03) - DESIGN DE MODA:
.
TEXTO (T2.04) - PUBLICIDADE E PROPAGANDA:
.
TEXTO (T2.05) - ARTE CONTEMPORÂNEA:
.
TEXTO (T2.06) - FOTOGRAFIA:
.
ATIVIDADES:

ATIVIDADE (A2.01) - DESIGN DE PRODUTO:

No caderno de Artes, crie o visual diferenciado para um produto que possa ser fabricado. Este produto será referência para as atividades seguintes.

ATIVIDADE (A2.02) - DESIGN DE MARCA, CRIAÇÃO DE SLOGAN E MASCOTE:

No caderno de Artes, crie o visual para uma marca que represente o produto que inventou na atividade anterior. Crie também um slogan (frase curta de efeito para a marca) e o visual de um mascote que represente seu produto/empresa.

ATIVIDADE (A2.03) - IDENTIDADE VISUAL - VISUAL PARA FACHADA E LETREIROS:

 ATIVIDADE (A2.04) - IDENTIDADE VISUAL - VISUAL PARA CARTÃO DE APRESENTAÇÃO E CRACHÁ DE FUNCIONÁRIOS:

.
ATIVIDADE (A2.05) - IDENTIDADE VISUAL - VISUAL PARA UNIFORME DE FUNCIONÁRIOS E FROTA DE VEÍCULOS.

.
ATIVIDADE (A2.06) - DESIGN DE MODA - CRIAÇÃO DE FIGURINO.


Inspirado pelas transformações visuais do mundo da moda. Agora você vai exercitar sua criatividade e imaginação para criar MODA. Como um estilista desenhe figurinos para as imagens de croquis. Capriche e pinte os desenhos!
.
.
Ins
ATIVIDADE (A2.07) - PUBLICIDADE - CRIAÇÃO DE ANÚNCIO.

Em seu caderno de artes, crie um anúncio publicitário para o produto que você inventou na atividade de design de produto. Este anúncio pode ser desenhado na forma de cartaz ou outdoor. Aproveite e use o slogan e mascote que você criou na outra atividade. Se desejar compor um jingle escreva a letra da música no caderno de artes também com margens, título e assinatura.

.
3º PERÍODO:

TEXTOS:

TEXTO (T3.01) - CINEMA 


TEXTO (T3.02) - ARTE SEQUENCIAL - HISTÓRIA EM QUADRINHOS

TEXTO (T3.03) - ARTE SEQUENCIAL - ANIMAÇÃO


TEXTO (T3.04) - MÚSICA (PARTE I) & (PARTE II)



TEXTO (T3.05) - DANÇA


TEXTO (T3.06) - TEATRO



ATIVIDADES:

ATIVIDADE (A3.01) - RELEITURA DE OBRA DE ARTES:

ATIVIDADE (A3.02) - ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA:

 (Atividade em grupo de até 4 alunos para o 3º período -  Prazo de realização e publicação das fotografias - até:   ___ /___ / ______)

Fazer uma intervenção artística que se integre ao espaço escolar. Esta ficará exposta durante duas semanas. Os registros serão feitos por de fotografias que deverão ser publicadas no grupo do facebook “EJA DIGITAL CARIACICA” identificando os nomes dos alunos do grupo, turma e escola. 



ATIVIDADE (A3.03) - ATIVIDADE DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS ABORDANDO A ESCOLA:


(Atividade individual para o 3º período -  Entrega/publicação até:   ___ /___ / ______)


Fazer 5 registros fotográficos da escola abordando aspectos artísticos de criatividade ou composição da imagem. Publicar as fotografias no grupo do facebook “EJA DIGITAL CARIACICA” identificando seu nome, turma e escola. 



ATIVIDADE (A3.04) - ARTE SEQUENCIAL - CRIAÇÃO DE PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS:

No caderno de Artes, crie um personagem para que possamos desenvolver outras atividades. Descreva as características desse personagem como seu nome, o que ele(a) é, o que faz e onde vive.
capriche no visual dando cores ao seu personagem.


ATIVIDADE (A3.05) - ARTE SEQUENCIAL - CRIAÇÃO DE  HISTÓRIA EM QUADRINHOS:

No caderno de Artes, em apenas uma folha, crie uma pequena história em forma de tirinha para o personagem que você inventou. Use letras tipo bastão maiúsculas para os diálogos.


ATIVIDADE (A3.06) - ARTE SEQUENCIAL - CRIAÇÃO DE ANIMAÇÃO:

No caderno de Artes, crie um animação tipo flip book de duas a três folhas sobre o personagem que você inventou.
Se quiser e tiver tempo pode criar uma animação do tipo stop motion usando recursos como câmeras fotográficas e aparelhos celulares.


ATIVIDADE (A3.07) - EXERCÍCIOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO:

Exercícios sobre os conteúdos mencionados que serão passados pelo professor em sala de aula.

Um comentário: