quinta-feira, 18 de maio de 2017

3º ciclo da EJA Fundamental / 6º e 7º anos do Ensino Fundamental


Veja exemplos em:






Organização dos cadernos:


.

1º PERÍODO:

ATIVIDADES DO 1º PERÍODO:

TEXTO (T1.01) - PARA QUE ESTUDAR ARTES?:
.
.

TEXTO (T1.02) - COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS:
.
TEXTO (T1.03) - COORDENAÇÃO MOTORA E COMPOSIÇÃO VISUAL:
.
TEXTO (T1.04) - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL- PONTOS:
.
TEXTO (T1.05) - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL- LINHAS:
.
TEXTO (T1.06) - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL- FORMAS:

.
ATIVIDADES DO 1º PERÍODO:
.
ATIVIDADE (A1.01A) - COORDENAÇÃO MOTORA (PARTE 1):
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
VEJA A AULA EXPLICATIVA E MAIS EXEMPLOS DESTA ATIVIDADE NESTE LINK
.
ATIVIDADE (A1.01B) - COORDENAÇÃO MOTORA (PARTE 2):
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.
ATIVIDADE (A1.02) - COMPOSIÇÃO VISUAL COM RECORTES:

Em seu caderno de artes, faça uma composição visual usando recortes de revistas, use a percepção espacial e sua criatividade para preencher todo o espaço do quadro interno com diversas imagens.

* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
ATIVIDADE (A1.03) - COMPOSIÇÃO VISUAL COM DESENHOS:

Em seu caderno de artes, faça uma composição visual com desenhos, use a percepção espacial e sua criatividade para preencher todo o espaço do quadro interno com diversas imagens.

.
ATIVIDADE (A1.04) - PONTOS - PONTILHISMO (1 COR POR ÁREA):

Preencha o interior das formas da imagem abaixo com pontilhismo. Use apenas uma cor por área. A caneta hidrográfica é mais recomendada para esta atividade. Cole a imagem em seu caderno de artes. 
.
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
ATIVIDADE (A1.05) - PONTOS - PONTILHISMO (2 CORES POR ÁREA):

Preencha o interior das formas da imagem abaixo com pontilhismo de duas cores. A caneta hidrográfica é mais recomendada para esta atividade. Cole a imagem em seu caderno de artes. 
.
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
ATIVIDADE (A1.06) - COMPOSIÇÃO LIVRE - DESENHOS COM PONTILHISMOS:

Em seu caderno de artes, faça uma composição visual e preenchas as áreas dos desenhos com pontos. Preencha todo o espaço do quadro interno com pontilhismo.
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
ATIVIDADE (A1.07) - PRODUÇÃO DE PAINEL COM PONTILHISMOS:

Em grupo, vamos criar um desenho com o tema sugerido pelo professor em uma folha de papel cartão branco ou cartolina. Preencha todas as áreas dos desenhos com pontos incluindo o fundo da imagem.
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
ATIVIDADE (A1.08) - COMPOSIÇÃO COM GRAFISMOS NAS MARGENS E NO DESENHO:

Em seu caderno de artes, decore as margens da atividade com grafismos de linhas ou formas. Faça uma composição visual no meio do quadro interno e decore o interior desta imagem com listras. Não pinte o interior das listras, mas realce o contorno do desenho e das linhas usando apenas uma cor de caneta hidrográfica.
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
ATIVIDADE (A1.09) - DESENHO COM FUNDO LISTRADO:

Em seu caderno de artes, faça uma composição visual no meio do quadro interno e decore o fundo da imagem com listras. Pinte o desenho e as listras.

* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
ATIVIDADE (A1.10) - CRIAÇÃO DE DESENHO A PARTIR DAS LINHAS SUGERIDAS:


* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
ATIVIDADE (A1.11) - CRIAÇÃO DE COMPOSIÇÃO ABSTRATAS COM LINHAS:

Em seu caderno de artes, faça uma composição visual abstrata usando somente linhas (retas, curvas, onduladas. Pinte as linhas com apenas uma cor e deixe o intervalo entre elas sem cor.

* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.

.
ATIVIDADE (A1.12) - CRIAÇÃO DE IMAGENS FIGURATIVAS COM AS PEÇAS DE TANGRAM:

Com as peças de tangram crie imagens figurativas. Cole as imagens em seu caderno de artes.


* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.

ATIVIDADE (A1.13) - CRIAÇÃO DE DESENHOS FIGURATIVOS USANDO FORMAS GEOMÉTRICAS:

Em seu caderno de artes, faça no mínimo cinco desenhos figurativos usando somente formas geométricas. Pinte os desenhos.
.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.
.
ATIVIDADE (A1.14) - CRIAÇÃO DE COMPOSIÇÕES ABSTRATAS INFORMAIS: E GEOMÉTRICAS:

Em seu caderno de artes, na mesma folha, crie uma composição abstrata informal ou lírica usando formas orgânicas e uma composição abstrata usando formas geométricas. Pinte o interior das formas.

.
* EXEMPLO DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.


2º PERÍODO:


TEXTOS DO 2º PERÍODO:

TEXTO (T2.01) - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA:
.
TEXTO (T2.02) - CULTURA POPULAR E FOLCLORE
.
TEXTO (T2.03) - EXPRESSÃO DAS ARTES PLÁSTICAS - MOSAICO


TEXTO (T2.04) - ELEMENTOS VISUAIS DAS DAS ARTES PLÁSTICAS  - CORES

.
TEXTO (T2.05) - EXPRESSÃO DAS ARTES PLÁSTICAS - PINTURA
 .
TEXTO (T2.06) - ELEMENTOS VISUAIS DAS ARTES PLÁSTICAS - TEXTURA
.
ATIVIDADES DO 2º PERÍODO:

ATIVIDADE (A2.01) - FORMAS - COMPOSIÇÃO CUBISTA COM RECORTES:

Em seu caderno de artes, faça uma composição visual com recortes de revistas representando características do estilo cubista.
.
* EXEMPLOS DESTA ATIVIDADE:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)


.
.
ATIVIDADE (A2.02) - MOSAICO COM TEMÁTICA SOBRE CULTURA POPULAR E FOLCLORE:

Em grupo, vamos produzir um painel abordando temáticas de nossa cultura popular e folclore. Vamos preencher os espaços das imagens com pedaços de E.V.A colorido representando a técnica de mosaico.

.
ATIVIDADE (A2.03) - ATIVIDADES DE ESTUDO DAS CORES:
.


.
ATIVIDADE (A2.04) - PINTURA DO CIRCULO CROMÁTICO:
.
ATIVIDADE (A2.05) - PINTURA DAS FATURAS DA TINTA GUACHE:

ATIVIDADE (A2.06) - PINTURA LIVRE COM MONOCROMIA:

Exercite sua criatividade em folhas de papel branco e faça pinturas com apenas uma cor usando as técnicas de pintura que você aprendeu na atividade de faturas. Cole em seu caderno de artes a pintura que você mais gostou. Não esqueça de colocar também o título da atividade, margens e assinatura.

ATIVIDADE (A2.07) - MONOCROMIA EM TRAMA DE FORMAS GEOMÉTRICAS:
 .
ATIVIDADE (A2.08) - POLICROMIA EM TRAMA DE FORMAS GEOMÉTRICAS:
.
ATIVIDADE (A2.09) - POLICROMIA EM MANDALA:
.
ATIVIDADE (A2.10) - COMPOSIÇÕES COM CORES COMPLEMENTARES:

.
ATIVIDADE (A2.11) - TEXTURA - COMPOSIÇÃO COM FROTAGEM:

Em seu caderno de artes, crie uma composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com frotagens de diversas texturas. 

.
ATIVIDADE (A2.12) - TEXTURA - COMPOSIÇÃO COM ASSEMBLAGEM

Em seu caderno de artes, crie uma composição visual e preencha o interior das formas colando diversos elementos com texturas.

.
ATIVIDADE (A2.13) - TEXTURA - COMPOSIÇÃO COM CERA SOBRE CAMURÇA:

Em uma folha de papel camurça preto de tamanho A5, crie uma composição visual que represente uma imagem de natureza morta (Vaso de flores, frutas os objetos inanimados). Cole a folha de camurça em seu caderno de artes, colocando o título da atividade, margens e sua assinatura.
(Sugestão de tema para esta composição: Cultura Indígena).

.
ATIVIDADE (A2.14) - TEXTURA - COMPOSIÇÃO COM BARRA DE CERA DERRETIDA:

Em um pedaço papel cartão tamanho A5, crie uma composição visual usando a técnica de derretimento da barra de cera através da chama de uma vela. Cole a atividade em seu caderno de artes, colocando o título da atividade, margens e sua assinatura. (Sugestão de tema para esta composição: Cultura Afro-brasileira).
.

EXEMPLOS DAS ATIVIDADES 
DO 2º PERÍODO:

(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS)





3º PERÍODO:


TEXTOS:
.

TEXTO (T3.01) - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL - VOLUME:

.
TEXTO (T3.02) - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL - VOLUME - LUZES E SOMBRAS:

.
TEXTO (T3.03) - EXPRESSÃO DAS ARTES PLÁSTICAS - DESENHO:

.
TEXTO (T3.04) - EXPRESSÃO DAS ARTES PLÁSTICAS - GRAVURA:

.
TEXTO (T3.05) - EXPRESSÃO DAS ARTES PLÁSTICAS - GRAFITE:


.
TEXTO (T3.06) - EXPRESSÃO DAS ARTES PLÁSTICAS - ARTE VITRAL:



ATIVIDADES:

ATIVIDADE (A3.01) - VOLUME: DESENHO COM PERSPECTIVA:

Em seu caderno de artes, crie uma composição visual que empregue a técnica da perspectiva e de planos para criar volume no espaço bidimensional do papel.


ATIVIDADE (A3.02) - VOLUME - FATURAS DO LÁPIS GRAFITE:



ATIVIDADE (A3.03) - VOLUME - SOMBREAMENTO COM LÁPIS GRAFITE:


ATIVIDADE (A3.04) - VOLUME - SOMBREAMENTO COM LÁPIS COLORIDO:

ATIVIDADE (A3.05) - TIPOS DE DESENHO: DESENHO DE HUMOR:

.

ATIVIDADE (A3.06) - TIPOS DE DESENHO: ILUSTRAÇÃO:

.

ATIVIDADE (A3.07) - TÉCNICAS DE DESENHO - DESENHO DE OBSERVAÇÃO:

.

ATIVIDADE (A3.08) - TÉCNICAS DE DESENHO - ESTILIZAÇÃO E ABSTRAÇÃO DE IMAGEM:

.

ATIVIDADE (A3.09) - TÉCNICAS DE DESENHO - REPRODUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE IMAGEM:



ATIVIDADE (A3.10) - TÉCNICAS DE DESENHO - DESENHO RASPADO:

.

ATIVIDADE (A3.11) - GRAVURA EM MONOTIPIA:

.

ATIVIDADE (A3.12) -  GRAVURA COM MOLDE DE ISOPOR:

Em uma pequena bandeja de isopor plana, vamos criar um desenho ou imagem levemente com o lápis de grafite. Após criar seu desenho, vamos riscar os traços desse desenho com um material de ponta seca (lápis, prego, ponta de clipe metálico) para criar sulcos. É importante que este sulco não vaze para o outro lado da bandeja. Depois que seu molde tiver todos os traços com sulcos, vamos usar um rolo de pintura e tinta guache para pintar o seu molde de isopor. Não encharque o rolo com muita tinta de modo que a tinta não entre nos sulcos do seu molde de isopor. Cubra toda a bandeja com a tinta. Após feito isso, pegue um folha de papel sulfite e posicione-a sobre a bandeja com tinta de modo que a imagem gravada fique no centro dessa folha. Use uma régua para ajudar friccionar o papel e  transferir a tinta da bandeja para o papel. Quando retirar o papel de cima da bandeja, verá que a imagem ficará gravada de modo invertido e espelhado. Repita esta gravação de imagem por mais duas vezes produzindo três cópias de seu trabalho numerando a série como (1/3 - 2/3 - 3/3). Uma cópia você colará em seu caderno de Artes, a segunda irá trocar com algum colega de turma e receberá a cópia dele que deverá colar também em seu caderno, a última copia deverá entregar ao professor para fazer uma exposição.

ATIVIDADE (A3.13) - GRAVURA/GRAFITE COM STENCIL:

Em uma folha de papel cartão cortada em tamanho A4 ou A5, crie um desenho para formar um molde vazado. Recorte as linhas ou formas usando tesoura ou estilete. Use o rolo de pintura e tinta guache para produzir três cópias de seu trabalho numerando a série como (1/3 - 2/3 - 3/3). Uma cópia você colará em seu caderno de Artes, a segunda irá trocar com algum colega de turma e receberá a cópia dele que deverá colar também em seu caderno, a última copia deverá entregar ao professor para fazer uma exposição.


ATIVIDADE (A3.14) - ARTE VITRAL:

Em uma folha de papel cartão cortada em tamanho A4 ou A5, crie um desenho onde suas grandes formas se destacam mais que as linhas ou pequenos detalhes. Estas mesmas formas podem ser divididas gerando outras formas menores. Recorte o interior destas formas com tesoura ou estilete da mesma maneira que foi produzido a atividade de "Grafite - Stencil" (Se quiser pode aproveitar o stencil da atividade anterior). Vamos colar folhas de celofane colorida nas formas vazadas gerando assim uma composição semelhante aos vitrais coloridos.




34 comentários:

  1. Você é nota mil!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu blog, comecei um também e estou escrevendo artigos sobre educação. Se puder dar uma olhada no link a seguir: KIT SÓ ESCOLA

      Excluir
  2. Sou apaixonada pelo seu trabalho, parabéns!
    Sou prof. iniciante e seus blog me ajuda muito. (Os Dois)
    Estou trabalhando grafite reverso com minha turma,você tem alguma coisa referente a isso. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Professor Douglas, obrigada por compartilhar sua experiência!

    ResponderExcluir
  4. Douglas obrigada em compartilhar seu trabalho,seu blog me ajuda muito nas minhas aulas.

    ResponderExcluir
  5. oi voce não tem esse material todo junto em um arquivo so?

    ResponderExcluir
  6. Adorei. Obrigada por compartilhar seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom.
    Também sou professor de artes em Portugal.
    É interessante ver que o que dá nas suas aulas no Brasil no 7ºano é igual ao que faço com os meus alunos do 7ºano.
    Com esta coisa do Covid-19 as aulas têm sido feitas através do Google Sala de Aula e Google Meeting.
    Acabei agora com o Pontilhismo e vou começar com os desenhos com linhas.
    Estava a pesquisar na net e deparei-me com este blog.
    É muito interessante e muito útil.
    Parabéns e um grande abraço do outro lado do atlântico.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito desse blog e seguido procuro uma ideia de voces. Sou professora de portugues, ingles, ensino religioso e artes. Trabalho 40 horas, mas agora com a pandemia nossos trabalhos trabalhamos on-line com o aluno.... Gostaria muito de receber auxilio em aulas para estas disciplinas para o 6°, 7°, 8° e 9° anos. Grata! Que eu pudesse trabalhar de forma interdisciplinar com historia, geografia e ciencias. Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu trabalho, professor!
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog, comecei um também e estou escrevendo artigos sobre educação. Se puder dar uma olhada no link a seguir: O Processo de Aprendizagem Experiencial

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilha estou usando alguns trabalhos com meu filho Autista
    nesta fase de Quarentena

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia
    Muito obrigada por contribuir com atividades tão essenciais para aprendizagem dos alunos, eu uso muito suas atividades desse blog. Parabéns Douglas por ser um excelente profissional e contribuir com arte na escola e fora dela. Te conheço apenas pelas suas postagens e sou sua fã.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde Parabéns seu trabalho é maravilhoso! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  15. Material maravilhoso, ajuda demais os colegas de arte.

    ResponderExcluir
  16. Perfeito muito rico em atividades diversificadas....parabéns...

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu material! Muito bom! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  18. Estava ha um tempo parada e finalmente estou voltando para o ofício. Adorei ter encontrado seu blog, muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  19. É A PRIMEIRA VEZ QUE TRABALHO COM ESSA DISCIPLINA E FOI MUITO BOM ENCONTRAR SEU BLOG PROF. DOUGLAS.

    ResponderExcluir
  20. Como eu faço para receber esse material completo?

    ResponderExcluir
  21. Quero lhe parabenizar, apesar de não atuar na area, meus parabens , pelo o trabalho !! Muito bom mesmo !!

    ResponderExcluir